A CIDADE
Santo Antônio do Grama

Simplicidade autêntica!

Cidade típica do interior mineiro, terra de gente simples e hospitaleira. Assim é Santo Antônio do Grama. Um lugar que há dois séculos encantou os antigos tropeiros que por aqui passavam. A verde grama às margens dos cursos d'água no meio de uma exuberante e repousante paisagem natural, era um excelente local de descanso para as antigas tropas, que passavam por aqui há centenas de anos. Desde o início da ocupação de Santo Antônio do Grama pelos seus primeiros habitantes, a religiosidade também se destaca, marcando o jeito de ser e de viver dos gramenses. Marcante também é a musicalidade gramense, presente há várias gerações. A cultura gramense expressa fortemente essa tradição, que se mantém viva nas festividades populares e religiosas, nos hábitos, na culinária, no artesanato e nos mitos e lendas.

Terra onde viveram personagens ilustres, entre eles o Padre Antônio Ribeiro Pinto. Visionário e grande incentivador da cultura, o Padre Antônio criou a banda de música e o congado na cidade, construiu a Matriz de Santo Antônio e reconstruiu a Igreja de Santa Efigênia, entre muitos outros legados. Terra que abriga mitos e lendas, como a Onça Tané e a Pedra do Oratório. Terra do melhor Festival de Violeiros de Minas Gerais.

A natureza presenteou Santo Antônio do Grama com lugares exuberantes e interessantes. A cidade faz parte do Circuito Turístico Montanhas e Fé e um dos grandes atrativos que oferece são os roteiros e as trilhas para mountain bike e cicloturismo, que passam tanto por cachoeiras refrescantes e pedreiras imponentes como por locais de reflexão e oração, como as místicas capelas de Nossa Senhora Aparecida, que compõem o acervo cultural gramense. Aqui também se produz o melhor doce de leite de Minas Gerais, é só experimentar pra tirar a prova...

Visite a cidade e descubra Santo Antônio do Grama na culinária, no artesanato, na musicalidade, nas festas e celebrações. Viva Santo Antônio do Grama num passeio na roça, uma voltinha na praça e um dedo de prosa com um gramense. E viva a simplicidade da forma mais autêntica.

Pedra do Oratório
Pedra do Oratório
Mata de Dona Zina
Mata de Dona Zina
Colina e Igreja de Santa Efigênia
Colina e Igreja de Santa Efigênia
Capelinha de N. Sra. Aparecida
Capelinha de N. Sra. Aparecida
Praça da Rodoviária
Praça da Rodoviária
Trilhas de Mountain Bike
Trilhas de Mountain Bike
Santo Antônio do Grama - MG
Santo Antônio do Grama - MG

Localização

A cidade de Santo Antônio do Grama está localizada a 220 quilômetros de Belo Horizonte. Os acessos à cidade são pela BR-381 e BR-262, sentido Vitória ou pela BR-356, MG-262 e MG-329, passando por Ouro Preto e Ponte Nova.

Clique aqui para traçar sua rota no Google Maps.


HOSPEDAGEM:

HOTEL RENASCER
Rua Padre João Coutinho, 81 - Centro - Santo Antônio do Grama - MG
Tel.: (31)3872-5047 / 98369-0517 (Claro / Whatsapp)

E-mail: renascerhotel@gmail.com